Nada estraga mais suas ações de e-mail marketing do que enviar mensagens para listas repletas de e-mails inválidos. Tudo dá errado quando você faz isso:
- Seu provedor ameaça desativar seu site;
- Pessoas denunciam sua mensagem como SPAM;
- Serviços de envio não entregam seus e-mails
Dá para voltar a ter resultado e gosto em trabalhar com e-mail marketing fazendo do jeito certo, e tudo começa dando uma boa limpada na sua lista de contatos.
Economize tempo e dinheiro
Quando você envia mensagens para emails com sintaxe inválida, endereços repetidos ou endereços de países para os quais você nem vende seus produtos, está perdendo tempo, pois suas campanhas demoram mais para serem processadas, e tambem está perdendo dinheiro, pois está enviando mensagens que ninguém nunca vai ler. Essa limpeza inicial é muito importante. Além de remover e-mails repetidos, com sintaxe inválida e estrangeiros (se você não vende para fora do país), é importante também remover e-mails:
- de extensões que não lhe interessam (ex: .gov.br);
- listas de remoção (pessoas que pediram para não receber suas mensagens);
- emails de sistema (e-mails como 112k.1928sdf.asdf.2134@dominio.com);
- armadilhas (noreply@..., naoresponda@... souspammer@...);
- emails de domínios que não existem ou que não tem um serviço de email ativo (teste MX)
Há outros filtros interessantes, mas esses são alguns dos principais
Cereja do bolo na validação de emails
Nenhum serviço de validação de e-mails, por melhor que ele seja, vai conseguir eliminar 100% dos e-mails inválidos. Fazer uma limpeza usando esses filtros que informamos já ajuda bastante. O uso de serviços de validação, que também vão usar bancos de dados e outras técnicas, vai reduzir ainda mais a quantidade de e-mails inváldos. Só que para realmente saber se um e-mail é inválido, a única forma realmente confiável é fazendo um envio real de mensagem.
Sobre o sistema Checador
É aí que entra a utilidade de usar um sistema como o Checador - www.checador.com.br. Ele é um dos únicos do mercado que tanto vai atuar com filtros e bancos de dados para fazer uma validação prévia na sua lista, mas que também possui um módulo para fazer a validação definitiva em suas listas, na medida em que você vai trabalhando com suas campanhas. O módulo de checagem de retornos vai receber os erros de envio e agregar no banco de dados do seu sistema. Desse modo, a cada campanha a validação vai se tornando mais precisa, em níveis que nenhum sistema de abordagem única de validação consegue chegar.
Após efetuar de forma mais cuidadosa um primeiro envio para uma lista que recebeu uma validação somente com base em filtros e bancos de dados, o módulo de retornos de erro do Checador deixa a sua lista tão limpa que você não terá problemas em usar os serviços mais exigentes de email markeging do mercado (que costumam bloquear suas campanhas quando atingem bounce entre 5 e 10%). E é aí que, usando essa estratégia, o email markeging volta a brilhar e receber o devido lugar de destaque novamente em suas estratégias de divulgação